quarta-feira, 6 de junho de 2007

Apenas no próximo ano
Dez helicópteros para combate aos fogos

O ministro da Administração Interna garantiu esta segunda-feira que no próximo ano o Governo pretende comprar dez helicópteros e dois aviões para combater os incêndios.

De acordo com Rui Pereira, o Ministério pondera adquirir “dez helicópteros, seis pesados Kamov e quatro leves franceses, encarando ainda a possibilidade de adquirir dois aviões”.

Recém-empossado no cargo, em substituição de António Costa, o ministro salientou que pela primeira vez existe uma programação antecipada para o combate aos incêndios.

No entanto, o Verão está a chegar e com ele os fogos florestais. Rui Pereira garante que “neste momento, dispomos de 40 meios aéreos já contratados, que vão chegar ao longo do Verão, e teremos no mínimo mais dez”.

Em virtude de o combate aos fogos não se fazer apenas no terreno, a Assembleia da República vai analisar uma proposta para introduzir modificações na legislação sobre crime florestal, agravando as penas e melhorando a investigação, pois passará a ser considerado um “crime contra bens da comunidade e bens ambientais”, sublinhou Rui Pereira.

Fonte: Correio da Manhã ( http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=245162&idselect=10&idCanal=10&p=200 )

Sem comentários: