sábado, 23 de junho de 2007

Veja o filme e leia o livro de "Uma verdade inconveniente" de Mr. Al Gore


O Parque da Cidade do Porto recebe a iniciativa «Tree Parade’07», onde se podem encontrar dezenas de árvores artificiais criadas por crianças. O Ministro da Agricultura, Jaime Silva, visitou o evento e salientou a sua extrema importância pedagógica. Victor MeloCerca de cem novos espécimes emergiram recentemente da relva do Parque da Cidade. São cogumelos gigantes? Ou bonsais coloridos? Nada como questionar o próprio horticultor. Plural. São centenas de crianças que deambulam pelo parque, a espelhar aquele incomparável orgulho infantil na quase centena de árvores artificiais que criaram, no âmbito da iniciativa «Tree Parade’07». Após ter passado por Lisboa, no Terreiro do Paço, o evento – promovido pela Direcção Geral dos Recursos Florestais – visita agora o Porto, onde permanecerá até 30 de Junho.«A Floresta e os problemas dos incêndios florestais» é o mote da iniciativa, que conta com a participação de 77 escolas de todo o país. “Sensibilizar e educar através da criatividade” é o grande objectivo da DGRF.O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, que salientou a importância pedagógica da iniciativa. “É importante que vocês lembrem aos vossos pais e irmãos mais velhos que a protecção das florestas depende deles”, afirmou o ministro às dezenas de crianças que o rodeavam. Jaime Silva não poupou elogios ao espaço, considerando-o “um dos parques urbanos mais bem conseguidos a nível mundial”, frisando o trabalho de Sidónio Pardal, o arquitecto por trás da sua concepção.Uma floresta coloridaA visita prossegue, por entre os mais diversificados tipos de árvores. Há em forma de puzzle, há-as camufladas, há com folhagens que parecem rastas jamaicanas. Há árvores que, dizem, “sorriem, que sangram, que ardem e sofrem”. Até há uma árvore com um action man “Newton” sentado, encostado ao tronco, com a respectiva maça no chão. A criatividade não teve limites.Para o encanto das crianças, a animar o espaço encontram-se também diversos palhaços e malabaristas. Um deles perfura a multidão infantil num monociclo, gritando efusivamente “piso acidentado” e rasa o ministro por escassos centímetros. “Se fosse nos Estados Unidos tinha sido placado”, comenta-se, despertando um sorriso num dos elementos do dispositivo de segurança.A tarde foi encerrada com o lançamento de centenas de balões coloridos, repletos de mensagens alusivas à defesa da floresta contra os incêndios.
Fonte: O Primeiro de janeiro

Cerca de uma centena de bombeiros combateu esta tarde incêndios florestais em Carvide (Leiria) e Vale Paraíso (Alcobaça), informou hoje fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), noticia a Lusa.
O incêndio em Carvide sucedeu numa zona de floresta perto do Pinhal de Leiria e mobilizou 73 bombeiros de cinco corporações, apoiados por 17 viaturas e um helicóptero.
Já o fogo em Vale Paraíso, perto de São Martinho do Porto, obrigou à mobilização de 31 bombeiros de três corporações, com o apoio de oito viaturas, acrescentou o CDOS.
Fonte: Portugal Diario

Sem comentários: