terça-feira, 10 de julho de 2007

Numero de alerta de incêndios , ligue 112. Projecto Floresta Unida


A Junta de Freguesia de Valongo do Vouga tem disponível um LINHA VERDE para apoiar a prevenção e o combate a incêndios florestais.
Tem o número 800 207 374.
Está directamente ligada à sede da Junta de Freguesia e à GNR. "Será mais fácil alertar para qualquer incêndio e a intervenção da associação local ou dos Bombeiros Voluntários será mais rápida", disse o presidente Carlos Alberto Pereira.
Fonte: Soberania do Povo
Uma pessoa morreu e 27 casas foram destruídas em Black Hills, no Estado de Dakota do Sul, de acordo com autoridades locais.
Moradores de pelo menos 50 propriedades já fugiram das chamas, que queimaram uma área de 23 quilômetros quadrados desde que o incêndio começou, no sábado, provocado por um raio.
Outros incêndios foram registrados no oeste do país, da Califórnia ao Estado de Washington. Bombeiros e voluntários tentam combater as chamas.
Temperaturas de quase 40 graus, depois de um inverno mais seco do que o normal, criaram as condições ideais para os incêndios. Alguns foram iniciados por relâmpagos.
Em Utah, o incêndio entrou para a história como o pior já registrado. As chamas devoraram quase 120 mil hectares de mata.
Alguns moradores da região de Cove Fort perderam tudo. De lojas e casas, sobraram cinzas.
A fumaça prejudicou a visibilidade em várias estradas, provocando acidentes que mataram duas pessoas em uma rodovia perto de Richfield.
As autoridades foram obrigadas a interditar trechos de estradas interestaduais por causa do avanço das chamas.
Em Colorado, Califórnia, Arizona, Idaho, Montana, Nevada, Novo México, Washington e Oregon, muitas pessoas tiveram que deixar suas casas.
Fonte: BBC Brasil
“Vila de Rei Digital” é o nome do sistema informático que o município vai adquirir para melhor se proteger dos incêndios florestais. Ricardo Aires, responsável pela protecção civil da autarquia, disse que “o objectivo é dotar os 193 Km2 de área do concelho de sensores, espalhados de 100 em 100 metros, que permitem uma rápida detecção do incêndio e consequente ataque imediato”.A tecnologia é de ponta e inspirada no modelo de um país “habituado a estar em guerra e a controlar os mais pequenos movimentos”, adiantou Ricardo Aires.“Com este sistema teremos acesso a tudo o que mexa e conseguimos também registar a velocidade do vento, a temperatura e a humidade, explicou. A ideia é colocar todos os sensores digitais ligados a um “servidor” que será controlado a partir de um posto de comando.“Este não é um sistema de ataque aos fogos mas sim o melhor sistema que conheço para a sua prevenção”, explicou o autarca.Registar patenteConcebido para apoiar o serviço da protecção civil, o sistema “permite alargar o seu raio de acção” e acolherá também uma incubadora de empresas, uma central telefónica concelhia - “com telefone e internet grátis para todos” - um sistema SOS Idoso e sistema wireless em todo o território, adiantou Ricardo Aires. Segundo disse, o objectivo futuro passará por registar a patente e “vender este sistema digital a outros municípios.” A câmara de Vila de Rei apresentou uma candidatura ao Icentro, programa de acesso aos fundos comunitários, para conseguir comprar este sistema orçado em 3,5 milhões de euros.
Fonte: O Priemiro de Janeiro

Sem comentários: