segunda-feira, 9 de julho de 2007

Visite a Direcção Geral dos Recursos Florestais e veja o programa de protecção árvores centenarias

Vila de Rei, Castelo Branco, 08 Jul /Lusa - «la de Rei Digital» é o nome do sistema informático que o município vai adquirir para melhor se proteger dos incêndios florestais.
Ricardo Aires, responsável pela protecção civil da autarquia, disse esta manhã à Agência Lusa que «o objectivo é dotar os 193 Km2 de área do concelho de sensores, espalhados de 100 em 100 metros, que permitem uma rápida detecção do incêndio e consequente ataque imediato».
A tecnologia é de ponta e inspirada no modelo de um país «habituado a estar em guerra e a controlar os mais pequenos movimentos», adiantou Ricardo Aires.
«Com este sistema teremos acesso a tudo o que mexa e conseguimos também registar a velocidade do vento, a temperatura e a humidade, explicou.
A ideia é colocar todos os sensores digitais ligados a um »servidor« que será controlado a partir de um posto de comando.
»Este não é um sistema de ataque aos fogos mas sim o melhor sistema que conheço para a sua prevenção«, explicou o autarca.
Concebido para apoiar o serviço da protecção civil, o sistema »permite alargar o seu raio de acção« e acolherá também uma incubadora de empresas, uma central telefónica concelhia - »com telefone e internet grátis para todos« - um sistema SOS Idoso e sistema wireless em todo o território, adiantou à Lusa Ricardo Aires.
Segundo disse, o objectivo futuro passará por registar a patente e »vender este sistema digital a outros municípios.«
A câmara de Vila de Rei apresentou uma candidatura ao Icentro, programa de acesso aos fundos comunitários, para conseguir comprar este sistema orçado em 3,5 milhões de euros.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: