sábado, 14 de abril de 2007

Projecto Floresta Unida ,todas as 6ª feiras,9h30m na Radio Lousã em 95.3 FM



No dia de hoje por volta das 16 horas o promotor e mentor do Projecto Floresta Unida vai estar presente na Rádio Clube da Lousã para uma entrevista de cerca de 1 hora. Os leitores do Projecto podem participar neste programa fazendo intervenções e colocando questões sobre os assuntos em debate.Pode ouvir a entervista em 95.3 FM.


Contactos da Lousã FM (Rádio Lousã)


  • Telefone: 239996235

  • Frequencia: 95.3 FM




Manter uma faixa limpa de matos não inferior a 50 metros à volta das habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, é uma das recomendações feitas pelo Gabinete Técnico Florestal e pela Protecção Civil da Câmara Municipal das Caldas.
Os responsáveis do gabinete salientam que a prevenção dos incêndios florestais passa pela manutenção de um conjunto de medidas fundamentais no período mais crítico (de 1 de Julho a 30 de Setembro).
Os procedimentos importantes a ter em conta foram divulgados pela autarquia numa nota de imprensa. É preciso, por exemplo, evitar a acumulação de material combustível à volta das edificações (lenha ou botijas de gás).
De 1 de Julho a 30 de Setembro é proibido fazer fogueiras, queimas e queimadas, sendo que fora desse período ficam sujeitas a autorização da Câmara.
No espaço florestal é proibido fazer fogueiras, lançar foguetes ou balões de mecha acesa, fumar, deitar pontas do cigarro pela janela do carro e fazer piqueniques fora dos locais destinados para o efeito.


Fonte: Gazeta das Caldas




O jornal Público lança a partir do próximo dia 19 de Abril, uma colecção intitulada «Árvores e Florestas de Portugal», em parceria com a Fundação Luso-Americana e a Liga para a Protecção da Natureza.Trata-se do maior projecto editorial alguma vez realizado sobre a floresta portuguesa, composto por noveumes e que inclui a opinião dos principais especialistas nacionais sobre o tema e uma vasta e inédita colecção fotográfica, num total de 81 autores e mais de 2.000 imagens.A colecção será publicada todas as quintas-feiras com o Público, ao preço de 10 euros, com os seguintes títulos: Floresta Portuguesa-Imagens de Tempos Idos (Volume 01), Os Carvalhais-Um património a conservar (Volume 02), Os Montados-Muito para além das árvores (Volume 03), Pinhais e Eucaliptais-A floresta cultivada (Volume 04), Do Castanheiro ao Teixo-As outras espécies florestais (Volume 05), Açores e Madeira-A Floresta das Ilhas (Volume 06), Floresta e Sociedade-Uma história em comum (Volume 07), Proteger a Floresta-Incêndios, Pragas e Doenças (Volume 08) e Guia de Campo-As árvores e os arbustos de Portugal Continental (Volume 09).


Fonte: Fabrica de Conteudos




O Governo vai investir 54 milhões de euros na criação de uma empresa para gerir o dispositivo permanente de meios aéreos, que tem como principal missão a prevenção e combate a incêndios florestais.


Segundo um despacho publicado ontem no Diário da República, a sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos será designada Empresa de Meios Aéreos. Só na aquisição das aeronaves foram gastos 5,3 milhões de euros, e, até 2008, serão investidos mais 48,6 milhões de euros. Além do combate aos incêndios, os meios aéreos podem ser ainda utilizados na vigilância de fronteiras e na recuperação de sinistrados.


Fonte: Correio da Manhã


Sem comentários: