terça-feira, 20 de março de 2007

Macedo foi galardoado com medalha e bandeira verde ECOXXI.

Macedo foi galardoado com medalha e bandeira verde ECOXXI.


A candidatura está integrada num movimento internacional e, desta forma, o nome “Macedo” vai passar fronteiras, ligando-se aos pioneiros nesta matéria.Os Macedenses obtiveram o 12º lugar no meio de 41 candidaturas, o que para Manuel Cardoso, Vereador do Ambiente, representa um passo em frente nas questões de sustentabilidade regional e do próprio país.
“Isto marca o início da década da educação para o desenvolvimento sustentável. Vão haver numerosas acções que vão ser desenvolvidas relacionadas com este tema. E, algumas dessas acções irão ser realizadas cá, o que traz pessoas que vão visitar e deixar dinheiro, o que é importante do ponto de vista turístico”.
Manuel Cardoso acrescenta, no entanto, haver itens que vão ser considerados no próximo concurso, permitindo a Macedo uma melhor classificação. “Relacionados com o turismo rural e ordenamento florestal. Nesta matéria poderíamos pontuar muito melhor porque os municípios que estão à nossa frente localizam-se em áreas de paisagem protegida ou no litoral, que tem o mar”.
Para o vereador do ambiente há ainda outros aspectos a melhorar na vida dos Macedenses, tal como a recolha e selecção do lixo e o comportamento das pessoas no que respeita esta questão.No entanto, há algo fundamental a ser melhorado que se prende com o conceito de mobilidade ecológica. “Este conceito fez com que Bragança possa estar no lugar em que está porque tem transportes eléctricos. Se utilizássemos bicicletas por parte dos estudantes para se deslocarem para as escolas ou se utilizássemos veículos eléctricos, iríamos pontuar muito melhor nesta escala”.
O projecto ECOXXI foi inaugurado em 2005 pela Fundação para a Educação Ambiental em Portugal e procura dar início à Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Também dentro da região foi premiado o município de Bragança, mesmo assim ficou classificado dois lugares abaixo de Macedo de Cavaleiros.


Fonte texto e imagem: Rádio Onda Livre ; Texto: Elisabete Paredes

Sem comentários: